Alexandre Milhomem homenageia a alagoana Martha Medeiros com ambiente inspirador

O espaço ‘Studio da Estilista’ está exposto na CASACOR Goiás 2024 e faz um contraponto entre o sertão brasileiro e o luxo característico do trabalho do arquiteto

Falar sobre beleza talvez seja subjetivo, bom gosto é algo particular, mas para essa jornalista que vos fala, o charme imponente do ambiente projetado pelo arquiteto Alexandre Milhomem para a CASACOR Goiás 2024 reúne todos esses adjetivos. O espaço ‘Studio da Estilista’ está exposto desde o dia 9 de maio no evento que se encerra no sábado (29) e merece destaque entre tantos que vi por lá. A inspiração foi o nordeste, mais precisamente a alagoana Martha Medeiros e trouxe como evidência peças em vidros.

O espaço inspirado em uma das maiores estilistas do Brasil, a alagoana Martha Medeiros, faz um contraponto entre o sertão brasileiro e o ancestral, com a renda, e ao mesmo tempo trazendo o luxo do trabalho do arquiteto. Este conceito é o que se encontra no início do projeto assinado pelo arquiteto Alexandre Milhomem, para a 27º edição da CASACOR Goiás, que acontece na antiga academia Athletics, com a temática ‘De presente, o agora’. O ‘Studio da Estilista’ foi idealizado para ser o espaço de trabalho da artista.

O ambiente com 60 metros quadrados foi desenvolvido para ser um ateliê, com vestidos a mostra, ainda traz destaque para os vidros. A composição de mesas Galhos é assinada pela arquiteta e designer Fernanda Marques, onde formas orgânicas ganham espaço no imaginário da designer, que volta seus olhos para a natureza, apresentando formato de galhos executados em metal, e submetidos à modelagem em 3D. As obras representam uma profunda reflexão momentânea sobre a singularidade da natureza brasileira.

Na coleção, as formas orgânicas aparecem como personagens principais. Sem distinguir entre geometria abstrata e figuras abertamente metafóricas, com o olhar diretamente para a natureza, evocando imagens de galhos que se curvam suavemente para tocar a superfície do rio. Fabricados em metal e submetidos a um minucioso processo de modelagem e desenvolvimento em 3D, os pés da mesa em ferro fundido com acabamento em ouro envelhecido são irregulares em comprimento e espessura, criando uma conexão harmoniosa com os densos tampos de vidro fundido.

Vale saber que os vidros são feitos à mão, o que confere a cada mesa um visual único e atraente. O espaço integrado tem a ideia de permitir mais interação, um toque real baseado na proximidade, uma conexão entre as pessoas. Desta forma, os diferentes espaços que compõem o Studio, unem-se de forma cálida e harmoniosa sem descurar a asfuncionalidade. Uma arquitetura que nos faz retomar do início, beleza, bom gosto e imponência. Compreendendo também brasilidade envolta da natureza característica do nosso país. Corre que ainda dá tempo de conferir essa belezura de perto!

O ambiente com 60 metros quadrados foi desenvolvido para ser um ateliê,
O ambiente com 60 metros quadrados foi desenvolvido para ser um ateliê,
com vestidos a mostra, ainda traz destaque para os vidros
com vestidos a mostra, ainda traz destaque para os vidros

Deixe um Comentário