O grupo teatral Luz Pequenina convida as crianças e seus familiares a se olharem de fato, e se ajudarem iluminando uns aos outros
Com o objetivo de levar esperança, fé e amor para as crianças a companhia Luz Pequenina surgiu como um respiro há mais de dez anos. O grupo teatral iniciou seus trabalhos no Santuário Basílica Sagrada Família de Goiânia e hoje atua onde o teatro é bem-vindo. Seja nas escolas, hospitais, outras igrejas ou nos palcos, o importante é fazer dessa troca de experiências um momento especial. Para plantar essa semente nos pequenos, com simplicidade e alegria, os artistas apresentam o espetáculo ‘Não deixe a luz apagar’.
Prender a atenção da criançada não é tarefa fácil, mas por meio do teatro, o grupo Luz Pequenina consegue encantá-los. E com o espetáculo ‘Não deixe a luz apagar’, apresentado na programação de abril do Sesc Centro, eles alcançam também toda a família. Para Jéssica Moraes, roteirista e diretora da companhia, é de extrema responsabilidade acessar esse universo infantil. “O teatro é uma ferramenta extremamente poderosa, que deve ser usada com muito respeito e discernimento”, diz.
Uma conclusão clara, a turma exerce um papel relevante no desenvolvimento do público infantil. E que assim seja, o teatro como um lugar de educação acadêmica e social para além do entretenimento. “Temos a consciência que a arte atinge um lugar muito especial. Por isso o foco em levar uma mensagem de esperança e amor”, afirma Jéssica. Em um mundo onde as crianças são tão influenciadas pelas redes sociais, este espetáculo convida as crianças e seus familiares a se olharem de fato, e se ajudarem iluminando uns aos outros.

O espetáculo ‘Não deixe a luz apagar’ parte da máxima de que dentro de cada criança, Deus colocou uma luz muito poderosa. É essa luz que faz da criança um ser tão espontâneo e cheio de sonhos. Mas infelizmente na vida acontecem situações difíceis que ofuscam essa luz. À medida que se cresce e vira adulto, ela diminui. Preocupado com o mundo menos iluminado, Deus envia seu esquadrão de anjos Luz Pequenina para resolver a situação que é mais complicada do que se imaginava: as luzes das famílias estão apagadas.
É um fato que nos dias atuais sentimos que o mundo, ou as pessoas, estão em colapso emocional e espiritual. A partir de muitas risadas e emoção, o público vai sendo levado a refletir em como está sua própria luz e são convidados a sair do teatro mais iluminados e espalhando essa luz por aí. “É um espetáculo de esperança e indicamos viver a experiência em família”, adianta a diretora. Com apresentação recente no Sesc Centro, é possível acompanhar o grupo e seus outros trabalhos pelo Instagram @luz.pequenina.
Marcelo Castro, Assessor técnico e Produtor Cultural do Sesc Goiás, também acredita na arte como parte importante do desenvolvimento das crianças. “Acreditamos que a arte estimula a criatividade, a imaginação e contribui para o crescimento e aprendizado das pequenas grandes mentes. Afinal, a arte não apenas proporciona momentos de diversão, mas contribui significativamente para a construção de seres humanos melhores”. Ele ainda garante que os espetáculos infantis sempre terão espaço no Teatro Sesc Centro.
“Estamos muito felizes com a apresentação no Sesc. Assim é possível alcançar novos lugares e olhares. A troca de experiências e referências é fundamental para o artista. Nada se constrói sozinho e a arte fica ainda mais bela quando compartilhada. O Luz Pequenina tem uma missão muito especial: iluminar o mundo. E todos são bem-vindos”, finaliza Jéssica. A mensagem que fica é: acredite nos seus sonhos e não deixe sua luz apagar. Seja luz, porque é hora de iluminar o mundo!
